quinta-feira, 24 de julho de 2008

The dark Knight



Fui assistir ontem no cine João Paulo Batman - the Dark Knight. Apesar da péssima qualidade de som e das luzes se acenderem antes de entrar os créditos finais ( realmente, não sei o que acontece com este cinema) , o filme é ótimo, do primeiro ao último fotograma, tensão emocional, ação que não é gratuíta.

Finalmente, com esta nova série de filme do Batman, conseguiram fazer um trabalho que corresponde a complexidade deste herói sombrio. Um personagem atormentado pelo trauma do assassinato dos pais.

Neste novo filme, vemos como uma sociedade corrupta e atormentada gera figuras cinistras e psicóticas, e discute se o papel do justiceiro, do próprio herói. O cinismo do brilhante curinga jogando suas cartas , apenas querendo quebrar a ordem que não existe. O curinga, a carta que corresponde a todos os naipes e não é nenhum específico. O clown diabólico. Aquele que não pertence a regra nenhuma , pois não tem nenhuma regra interior.

A cena em que ele queima uma montanha de dinheiro, frustrando seus comparsas é muito forte. Pois nos coloca de frente a pergunta, o que o move a agir se não é grana ? O que representa o curinga ?

Christopher Nolan, o diretor o filme, acertou em cheio na fotografia sombria, expressionista. Do mesmo modo que acertou na escolha dos atores. Todos brilhantes.
A atuação de Ledger, em seu último trabalho, está maravilhosa. O curinga é pertubador e fascinante e Bale, o Batman, está impecável, tanto como o playboy Bruce quanto como o próprio cavaleiro das trevas.
O conteúdo emocional de Batman é tão sombrio quanto os inimigos que enfrenta. A pertinente e cinistra pergunta do curinga : quem é mais louco, ele ou o Batman ? reflete o que este novo filme se propõe.

A linha tênue que separa o herói do justiceiro é questionada e quase rompida inúmeras vezes durante o filme.

O filme vale a pena ser conferido e refletido em toda a sua complexidade. Cinema, e dos bons !!!



Nenhum comentário: