terça-feira, 22 de julho de 2008

Dantas, Professor, José Alexandre, Beto Rocha... Vocês são culpados!

De Valdecir Nicacio Lima

Não há outros culpados pela morte de vocês senão vocês mesmos. Foram vocês que começaram a falar a palavra gay pra definir suas condições de homossexuais (antes só se falava viado). Foram vocês que desafiaram a sociedade ao assumir publicamente suas homossexualidades. Foram vocês que inventaram esse negócio de fazer arte e cultura juntamente com todos os outros segmentos sociais, mesmo que para isso tivesse que encarar algumas caras de desdenhe e de má vontade para com seus pleitos, justamente por preconceito daqueles que teriam a obrigação de, no mínimo, respeitar a lei quando ela diz que é crime segregar por motivos religiosos, sexuais e de credo.
Foram vocês, cada um em sua área, que desafiaram todas as adversidades sociais, para mostrar capacidade, dedicação e competência em suas atividades profissionais sem nunca deixar que suas orientações sexuais interferissem nas suas atividades profissionais e saibam que isso incomoda muita gente.
Foram vocês que procuraram a morte quando inventaram esse negócio de parada gay, de luta por direito dos homossexuais, de combate a homofobia, de escolha de rainha gay no carnaval. Vocês também inventaram uma conferência estadual de gay lésbica, transexuais e travestis de Rio Branco para lutar contra o preconceito (quanta ousadia).
Inventaram até de lutar pela aprovação pela Câmara Municipal de Rio Branco de um projeto de lei criando o dia de combate à homofobia (foi muito abuso). Isso tudo é um desaforo à essa sociedade rancorosa, preconceituosa e hipócrita que vocês tiveram a má sorte de escolher pra viver. Vocês são culpados por terem nascido no nosso tempo mas pensavam com uma cabeça 50 anos na frente.
Embora estejamos comemorando no mundo inteiro os 60 anos da Declaração Universal do Direitos Humanos, isso não quer dizer que vocês já podiam usar uma bandeira em forma de arco-íris exigindo respeito à diversidade pois, a sociedade onde vocês conviviam ainda se pauta pela adversidade e pela intolerância hipócrita com as diferenças.
Estava na cara que vocês iriam morrer assim,quando eles dilaceraram o peito do Beto Rocha com aquelas facadas, estavam na verdade, cortando o próprio peito, eles queriam tirar de dentro do peito do Beto o que tinham dentro do próprio peito mas não tinha coragem de assumir. Quando jogaram o corpo de Dantas dentro daquele igarapé, também estavam querendo lavar a própria alma de tudo sentimento que carregam no peito mas não têm coragem de botar pra fora em forma de carinho, afeto e amor como vocês fizeram a vida inteira.
Quando imobilizaram o corpo de Zé Alexandre, eles estavam tentando imobilizar dentro deles mesmo toda carga de desejo proibido que carregam no peito mas por uma convenção social
e um sentimento religiosos raivosos não o deixa sair das próprias amarras.
Quando eles encheram a boca do Zé Alexandre de sabão, deram a pista mais significativa do sentimento que envolve esses monstros, eles queriam lavar neles mesmos toda sujeira emocional que carregam na alma e que não podem expor em público.
Portanto meninos, vocês são os culpados por suas próprias mortes porque vocês fizeram eles se descobrirem, vocês despertaram neles os monstros adormecidos que permeiam as mentes doentias que insistem inclusive em não aceitar que esta barbárie cometida contra vocês não foi um crime de homofobia.
Por culpa de vocês, nós simpatizantes e menos preconceituosos, vamos sair às ruas protestando contra a violência, a indiferença, o ódio e pedindo justiça, enquanto seus algozes enrustidos e travestidos de democratas e cidadãos conscientes vão nos observar das calçadas e sacadas, alguns até vão nos aplaudir e hipotecar apoio, mas, dentro do próprio peito, eles já escolheram a próxima vítima para nossa próxima passeata.

* Mestre em Direitos Humanos

Artigo publicado no Jornal Página 20, 09/07/2008

Nenhum comentário: