segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Impressões ligeiras sobre a Bolivia

Passei o fim de semana em Brasiléia, divisa com a Cobija, departamento de Pando, na Bolívia. O clima ainda está tenso na fronteira. O exército brasileiro está em peso guarnecendo o Brasil e protegendo os refugiados bolivianos. Asim como a COE e Policia Federal.
Fui visitar um ginásio aonde centenas de bolivianos estão refugiados.Pessoas que eram ligados ao governador preso de Pando, Leopoldo Miguez. A impressão que eu tenho é que o governode Evo Morales quer implantar uma ditadura na Bolivia, segue a linha de governo de Hugo Chavez. Matou e expulsou da Bolivia qualquer forma de pensamento e atitude contra o seu governo.
Senhoras e crianças que deixaram sua vida do outro lado do rio Acre e se amontoam em barracas improvisadas. Todos com medo e prevendo um futuro sombrio para a Bolivia. Evo Morales cria xenofobismo dentro da prórpia pátria. Os do Norte contra os do Sul.
Não me aprofundei o suficiente para expressar uma opinião mais contundente. Mas com certeza vejo claramente que o que aconteceu em PAno fere a Democracia, e os principios de Direitos Humanos.

Nenhum comentário: