segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Por quem os sinos dobram ?

A frase tatuada no braço de Fábio Andrade traduz sua vida. Desde pequeno trabalhou como estivador , quando perguntei lhe sobre a infância e sua relação com o Rio Acre foi direto : " não tive infância, trabalho desde pequeno com minha vó", continuou .
Fábio é um dos personagens do filme " O MERGULHO" . Também é um dos três jovens que pulou da ponte . Fábio está paraplégico. Aos 27 anos, com a cabeça cheia de birita, depois de um desafio entre os outros dois amigos, resolveu mergulhar no Rio Acre, da ponte com mais d 50 mts de altura, no rio seco.
Ainda na água, para respirar, preocupou - se com o tênis novo que escapou do pé e descia rio abaixo. Foi puxado para as margens pela polícia que pensou em dar umas porradas nele e que jogou sua carteira com todos os documentos no rio. Só não apanhou pois um dos policiais se sensibilzou e conveceu o companheiro a não lhe encher de porrada. Enquanto curiosos o cercava , Fábio percebeu que não sentia as pernas.
No pronto socorro, Fábio ainda consegiu ver um outro jovem que também cairia da ponte, um assaltante, morto pela policia. Chegou agonizando no hospital e morreu do seu lado. Fábio então não dormiu mais, temia a morte.
O atendimento a partir daquele dia foi o pior possível. Teve ferros colocados no fêmur quebrado, nem precisou de anestesia, pois não sentia dor. Teve alta.
Foi mandado pra casa aonde está agora numa cama, na sala. A casa é simples. Sem infra nenhuma para um deficiente.
Fábio tem esperanças de voltar a andar e sente muitas dores na coluna. O pé está atrofiando e a voz é mansa suave, mas nunca conformada.
Durante a entrevista Fábio disse que trabalha desde cedo , pois sempre quis ser independente. Pensei em perguntar como ele se sentia agora, dependendo de todos o tempo todo. Não ousei.
Ficou a porrada em nossos estômago. Até aonde podemos ir e fazer alguma coisa?
Por quem os sinos dobram ?

2 comentários:

Cau Bartholo disse...

Que história em meu amigo...
a brincadeira sem pensar na consequencia...
uma loucura mesmo...
e me conta do filme depois ta.
beijos

sérgio de carvalho disse...

acompanha no blog, querida

omergulhoacreano.blogspot.com

bjão